POC – Programa de Orientação ao Candidato

Seja um missionário de longo prazo com a Wec Brasil / Missão AMEM!

ASPIRANTES À OBRA MISSIONÁRIA JUNTO A AMEM

Requisitos:
• Ser regenerado pelo Espírito Santo.
• Ser ativo na sua igreja local.
• Ter convicção do seu chamado missionário.
• Ter a recomendação e o apoio da sua igreja.
• Ter o 2º grau completo.
• Ter curso teológico.
• Casais: ambos devem preencher todos os requisitos – estamos abertos para estudar o caso da esposa, caso ela não tenha o curso teológico.

PARA VINCULAR-SE À MISSÃO AMEM
Satisfazendo os requisitos acima mencionados, a pessoa interessada deve preencher a ficha de inscrição para o POC – Período de Orientação e Convivência Missão AMEM. Em resposta lhe enviaremos o restante dos documentos que deverão ser preenchidos e retornados à direção do POC. Depois de avaliados, uma correspondência será enviada confirmando a aprovação do pedido à pessoa interessada.

Este programa tem como objetivo facilitar o entrosamento do candidato à família AMEM e estreitar os laços de comunhão e confiança mútua, assim como examinar se realmente o candidato tem um chamado transcultural. Para isto o programa abrange quatro meses básicos, mais um mês de inglês intensivo, sendo que os candidatos precisam morar na Base da Missão neste período.

SUSTENTO
A AMEM entende que o chamado missionário pertence à IGREJA do Senhor Jesus Cristo. Nenhuma instituição tem autenticidade quando assume a tarefa para si. Assim, a AMEM é apenas uma AGÊNCIA MISSIONÁRIA que existe para facilitar o trabalho da IGREJA. Por isso não existe disponibilidade financeira, pois cada oferta que chega é canalizada àquele a quem ela foi direcionada, não existindo um “fundo comum”. Daí a AMEM não paga salário aos missionários. Assume porém, um compromisso de canalizar fielmente a eles as ofertas da igreja local e de outros mantenedores que lhes são destinadas.

A evangelização transcultural é responsabilidade da Igreja, por esta razão, juntos ajudamos as igrejas a recrutar, treinar, e enviar seus missionários. Em nossa experiência temos visto o Senhor, o nosso provedor, abençoando e suprindo as necessidades das igrejas que investem fielmente no Seu Reino enviando missionários (Fl 4.19). Igrejas pequenas têm juntado forças com outras, até mesmo de “cor” denominacional diferente, para prover o sustento do missionário. Com fé, unidade e orando em concordância (Mt 18.18) poderemos apresentar as necessidades ao Senhor, na certeza plena de que o Deus de Missões suprirá todas as nossas necessidades. Deus é fiel.

Solicite o Formulário de Inscrição

Contate-nos pelo e-mail admissao@amem.org.br.

Enviar e-mail
Perguntas Frequentes
Confira abaixo as perguntas mais frequentes relacionadas ao POC!
O que é o POC - Programa de Orientação ao Candidato?
Este programa tem como objetivo principal certificar que os novos missionários cheguem aos campos preenchendo satisfatoriamente os requisitos da WEC, e com apoio adequado das suas igrejas, oferecendo-lhes uma ótima orientação, preparo e acompanhamento (até a chegada ao campo). Também através do programa, estreitamos os laços de comunhão, por meio de uma convivência e confiança mútua entre o candidato, a igreja enviadora (em parceria) e a família AMEM – WEC Brasil a fim de alcançar o mais rápido possível os não alcançados. Ao mesmo tempo é um período avaliativo para que o candidato, a missão e a igreja decidam trabalhar junto através de uma parceria. Para isto, os candidatos precisam morar na Base da Missão por um período de quatro meses.
O POC é um treinamento?
O POC não é um treinamento ou curso.  É um período de orientação e convivência para assegurar que os novos missionários cheguem ao campo com o preparo adequado, segundo os padrões da WEC, para exercerem o ministério com eficácia, oferecendo-lhes a orientação necessária através do POC.
Quanto tempo dura o Programa?
O programa tem a duração de aproximadamente de quatro meses, em caráter interno na Base da AMEM – WEC Brasil em Belo Horizonte/MG.
Quem poderá se inscrever?
Todos que sentem nitidamente a chamada de Deus para o Seu serviço e está comprometido a se envolver em missões de longo prazo (10 anos no mínimo), e uma direção definida para vincular-se a AMEM – WEC Brasil, com o apoio e a benção de sua igreja enviadora. E que tenha no mínimo 2 anos de Seminário Teológico.
Quais os requisitos para ser admitido?
Os interessados em afiliar-se à Missão AMEM – WEC Brasil devem: • Ser regenerado pelo Espírito Santo. • Ser ativo na sua igreja local. • Ter convicção do seu chamado missionário. • Ter a recomendação da sua igreja e ter dela o apoio espiritual e financeiro. • Ter o 2º grau completo. • Ter curso teológico • Ser emocionalmente seguro e capaz física e mentalmente para o trabalho missionário transcultural • Casais: ambos devem preencher todos os requisitos – estamos abertos para estudar o caso da esposa, caso ela não tenha o curso teológico.
Quais os custos do programa?
Para saber mais detalhes sobre o custo do programa, envie um email para admissao@amem.org.br
Preciso de um campo missionário especifico?
Não é preciso chegar ao POC com um campo especifico. Durante o programa, vamos orientá-lo e buscar do Senhor através da oração, onde encaixa melhor seu perfil ministerial nos campos da Missão AMEM – WEC internacional, a fim de alcançar os não alcançados. Esperamos que até o final do Programa o candidato defina o seu campo ministerial.
Como faço a inscrição?
Solicitar o formulário de seleção por e-mail candidatura@amem.org.br ou pelo telefone: 0**31-3489-1814. Logo após a primeira avaliação, segue-se as próximas etapas com preenchimento do Formulário de Inscrição, contatos com pastor e Igreja, e Referências – Dura em média três meses.
A Missão AMEM – WEC Brasil sustenta seus missionários?
A AMEM entende que o chamado missionário pertence à IGREJA do Senhor Jesus Cristo. Nenhuma instituição tem autenticidade quando assume a tarefa para si. Assim, a AMEM é uma AGÊNCIA MISSIONÁRIA que existe para trabalhar em parceria com da IGREJA BRASILEIRA, para cumprir a Grande Comissão. Por isso, não existe disponibilidade financeira, pois cada oferta que chega é canalizada àquele a quem ela foi direcionada, não existindo um “fundo comum”. Sendo assim, a AMEM não paga salário aos missionários. Assume, porém um compromisso de canalizar fielmente a eles (missionários) as ofertas da igreja enviadora e de outros mantenedores que lhes são destinadas.
Por que eu preciso aprender inglês para ser enviado?
A AMEM é uma missão internacional. Sendo assim é requerido que todos os missionários adquiram um nível de fluência em inglês para comunicação com a equipe antes da chegada ao campo. Caso a pessoa já tenha o nível exigido, ela poderá ser enviada diretamente para o campo.
Quanto tempo eu preciso ficar no campo?
A Missão AMEM é uma agência missionária que recruta, orienta e prepara missionários para compromisso de longo prazo. Os dois primeiros anos são reservados para aprendizado da língua e da cultura local. Neste tempo o missionário acompanha a equipe da Missão AMEM em todas as atividades ministeriais, porém, sem assumir responsabilidades de liderança ou assumindo novos postos de avanço missionário. Depois de quatro anos da sua saída do Brasil, o missionário retorna à pátria para um período de descanso de seis meses, aproveitando este tempo para fazer um check up médico, reavaliação ministerial e os laços com a família e igreja enviadora.
Em relação aos filhos, eles recebem alguma orientação?
Sim, entendemos que os filhos fazem parte do ministério do casal, e temos um programa paralelo, adaptado para as crianças (de 5 a 10 anos), chamado Pi-POC-quinha, onde  orientamos os filhos dos candidatos acerca do campo, chamado e adaptação cultural.